Parque Natural das Lagoas de Cufada

A maior reserva de água doce da Guiné-Bissau

Localização Geográfica

O Parque Natural das Lagoas de Cufada está situado no Sul da Guiné­Bissau, na Região administrativa de Quinará, (a Leste da Região de Quinará), concretamente a Leste e sudoeste do Sector de Fulacunda e noroeste do Sector de Buba, sendo as duas cidades consideradas centros populacionais mais importantes que fazem parte do limite do Parque. A sua superfície total é estimada em 89 000 ha (890 Km²).

Data da Criação

Dezembro de 2000 – Decreto 13/2000.

 

Os objetivos principais do Parque

A conservação e manutenção de ecossistemas e espécies animais e vegetais ameaçadas.

Outros Estatutos do Parque

Sitio Ramsar – Zona húmida de importância mundial.

 

Tutela Instituicional

Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas – Dr. Alfredo Simão da Silva (IBAP).

Comunidades Humanas Residentes

 

A população residente é de 3 534 habitantes, distribuídos em 33 tabancas, sendo que a maioria esta concentrada na zona Norte do Parque, ao longo do Rio Corubal, seguida das tabancas Iocalizadas ao longo da estrada que liga Buba-Fulacunda.

Caracterização Ambiental

O Parque Natural das Lagoas de Cufada é constituído pelas lagoas de Biorna, Bedasse e a própria Cufada. Ele alberga a maior lagoa de água doce do país, o que constitui um meio muito favorável a sobrevivência naquela área, tanto da fauna como da flora, servindo de fonte de abastecimento de lençóis freáticos da zona, assim com da nutrição para a diversidade biológica existente. Razão pela qual, periodicamente recebe um grande número de aves aquáticas, tanto autóctones com migradoras, algumas com estatutos de animais protegidos de importância internacional. Esta zona é também importante para a fauna selvagem, sobretudo na época seca, na qual é rica em antílopes, com presenças de hipopótamos, crocodilos e manatins (pis-bus), principalmente na época das chuvas.

Fauna

Do ponto de vista turístico, o Parque é muito importante pela grande biodiversidade da flora, fauna e avifauna. Salienta-se a existência de grandes mamíferos com por exemplo: hipopótamo, pis-bus, gazela pintada, porco de mato, diversos macacos, etc. Nota-se a concentração de aves migradoras e atóctenes, essencialmente os flamingos, alma­biafada/calao, etc.

Galeria PNLC

Documentos Relacionados