Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas - IBAP

Dr. Alfredo Simão da Silva

Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

O Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas é uma instituição nacional com mandato para gerir a biodiversidade e as Áreas Protegidas (AP) da Guiné-Bissau. Tutelado pelo Ministro encarregue do Ambiente, este estabelecimento tem autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e por isso tem capacidade para desenvolver políticas e normas relacionadas com a conservação da biodiversidade e das AP.

Objetivos

Criado em 2004, o IBAP tem a responsabilidade de proteger e gerir a Biodiversidade da Guiné-Bissau, através do Sistema Nacional de ÁreasProtegidas (SNAP) e para isso, foram definidos três objetivos:

  • Promover a salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade;
  • Apoiar a criação e a gestão das Áreas Protegidas;
  • Favorecer a utilização racional e equitativa dos recursos naturais.

Contando com uma rede de colaboradores distribuídos entre a sede, em Bissau, e pelas 8 Áreas Protegidas, esta instituição desenvolve as suas atividades no conjunto do território nacional, tendo como o seu campo de açâo todos os domínios de atividade do setor da biodiversidade e das AP, que incluem as reservas naturais ou constituídas, os parques e as florestas classificadas. Estas atividades concentram-se no reforço da gestão eficaz, colaborativa e integrada dos ecossistemas, com base numa perspetiva de conservação da biodiversidade e apoio ao desenvolvimento durável.

Visão

Durante o seu planeamento estratégico o IBAP definiu a seguinte visão: “A biodiversidade da Guiné-Bissau é conservada de maneira durável em prol do desenvolvimento das gerações presentes e futuras”.

Missão

A partir desta visão o IBAP declara como sua missão: “Gerir de maneira participativa e eficaz as Áreas Protegidas e os recursos estratégicos da biodiversidade, valorizando os conhecimentos científicos e tradicionais, favorecendo sinergias e parcerias ao nível local, regional e internacional”.