IBAP realiza nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2022 na sua sede em Bissau, a Formação dos Agentes de Segurança e Atores Chaves sobre o Sistema Nacional das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau.
A formação é realizada no quadro da implementação de projetos financiados pela União Europeia através do fundo GCCA+ e a MAVA, Fundação para a Natureza e objetiva capacitar e dotar os atores chaves e corpos de segurança nacional de ferramentas para melhoria da capacidade de gestão e para melhor desempenhar o seu papel no processo de conservação da Biodiversidade e gestão das Áreas Protegidas na Guiné-Bissau.
É utilizada como metodologia de trabalho a apresentação do Sistema Nacional das Áreas Protegidas, os Parques, as estratégias de gestão participativa, a implementação das leis e regulamentos de gestão, a fiscalização, comunicação e sensibilização para a mudança de comportamento e entre outros temas.
Os participantes da primeira sessão demonstram grande interesse e preocupação com a gestão dos recursos naturais do país associado a engajamento do Estado da Guiné-Bissau na disponibilização de meios para a gestão das zonas de conservação.
Eis as organizações participantes:
Agentes de segurança: Brigada de Proteção da Natureza e do Ambiente (BPNA); Brigada Costeira (BC); Brigada Ação Fiscal (BAF); Marinha Nacional; Polícia Judiciária (PJ); Migrações e fronteiras; Instituto da Defesa Nacional.
Instituições chaves: Comissão especializada ANP; Proteção Civil; Instituto Marítimo Portuário (IMP); Serviços alfandegários; Estruturas e Ministérios chaves (Pescas, CIPA, FISCAP, Petroguin, ARN, DGFF, Recursos naturais…).