Área Marinha Protegida Comunitária das Iilhas Urok

Governação participativa e comunitária ao serviço da conservação, desenvolvimento e cultura

Localização Geográfica

Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas de Urok, situa-se na parte Norte de Arquipélagos dos Bijagós, engloba um conjunto de ilhas e ilhéus sendo as principais Formosa, Nagô e Chedia. Tem uma superfície total de 545 Km2, sendo 147 Km2 a aparte terrestres, 66 Km2 de mangal, 203 Km2 de vasa intertidal e 8 Km2 de canais profundos.

 

Data da Criação

Foi Criada em 12/07/2005 pelo Decreto nº8/2005, de 12 de Julho, B.O nº 28.

 

Comunidades Humanas Residentes

O Parque de Urok tem uma população de cerca de 2928 Habitantes distribuídos por 33 tabancas (censo populacional de 2009). Grande maioria dos residentes são da etnia bijagó, mas em Nagô predominam os papéis. A população pratica como atividade económica principal o cultivo do arroz de sequeiro e do caju, a criação de gado, a exploração dos produtos não lenhosos sobretudo dos palmares naturais e a coleta de bivalves, sobretudo da navalheira (Tagellus adansonii,Cultellus tenuis) e do “combé” (Anadaras senilis).

Caracterização Ambintal

É uma verdadeira zona de reprodução e crescimento de recursos de importância económica e ecológica remarcáveis. Assinala-se a presença de diversas espécies de mamíferos marinhos ameaçados como o manatin, (Trichechus senegalensis) e o golfinhos-corcunda (Sousa teuszii), em populações excecionalmente abundantes. A chamada “coroa de Urok”, parte desta área protegida, alberga uma parte significativa das 700.000 limícolas migradoras que invernam no arquipélago dos Bijagós. Censos já realizados sugerem que o número de aves aquáticas que utiliza esta AP poderá ascender às 190 000, o que por si só, confere enorme importância internacional a esta área. Salienta-se a presença de uma pequena população de papagaio-cinzento-de-timne.

Os objetivos principais da sua criação

O objetivo principal da AMPCU é de contribuir para a preservação do património natural e cultural do grupo de ilhas de Urok para o bem-estar das comunidades residentes e o desenvolvimento durável do país, em proveito das gerações atuais e futuras”.

Galeria PNC

Documentos Relacionados