Para assegurar a gestão participativa e sustentável do Parque Nacional de Cantanhez, foi efetuado um seminário de formação e capacitação para 08 (oito) Guarda-parques e seus 25 (vinte e cinco) colaboradores nas datas de 16 a 22 de Outubro e de 29 a 04 de Novembro de 2017 em Djalicunda/Guiné-Bissau.

O seminário visou dotar estes atores com conhecimentos e ferramentas metodológicas que os permitam trabalhar e contribuir para a gestão sustentável das áreas protegidas e dos recursos inerentes. 

O Parque Nacional de Cantanhez dispõe de uma grande diversidade faunística e florística remarcáveis, composta por espécies do domínio Guinéo-Congolês e caraterísticas das zonas africanas mais húmidas. Entre as especificidades faunísticas, para além de uma variedade de primatas, ungulados, diferentes espécies de mamíferos de médio e grande porte, é também rica em avifauna aquática e florestal. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ALFREDO SIMÃO DA SILVA DEIXA DE SER DIRETOR-GERAL DO IBAP

O Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) foi dirigido por mais de 10 anos pelo Dr. Alfredo Simão da Silva que em conjunto com uma vasta e dinâmica equipe trabalhou arduamente para a criação de várias áreas protegidas, a gestão dos recursos biológicos e do ambiente em geral na Guiné-Bissau.

LANÇAMENTO DO PROJETO REFORÇO FINANCEIRO DO SNAP

O IBAP com o apoio do PNUD realizou no dia 28 de Setembro de 2017, em Bissau, o atelier de lançamento do projeto de “Reforço do Quadro Financeiro e Operacional do Sistema Nacional das Áreas Protegidas na Guiné-Bissau”, financiado pelo Fundo Mundial do Ambiente (GEF, sigla inglês), implementado pelo PNUD e executado pelo IBAP.

REPRESENTANTE RESIDENTE DO PNUD VISITA O IBAP

David McLachlan-Karr, representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, visitou no passado dia 29 de Setembro de 2017, a sede do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas.