Parque Natural das Lagoas de Cufada
A maior reserva de água doce da Guiné-Bissau
Localização Geográfica
O Parque Natural das Lagoas de Cufada está situado no Sul da GuinéBissau, na Região administrativa de Quinará, (a Leste da Região de Quinará), concretamente a Leste e sudoeste do Sector de Fulacunda e noroeste do Sector de Buba, sendo as duas cidades consideradas centros populacionais mais importantes que fazem parte do limite do Parque. A sua superfície total é estimada em 89 000 ha (890 Km²).
Data da Criação
Dezembro de 2000 – Decreto 13/2000.
Os objetivos principais do Parque
A conservação e manutenção de ecossistemas e espécies animais e vegetais ameaçadas.
Outros Estatutos do Parque
Sitio Ramsar – Zona húmida de importância mundial.
Tutela Instituicional
Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas – Dr. Alfredo Simão da Silva (IBAP).
Comunidades Humanas Residentes
A população residente é de 3 534 habitantes, distribuídos em 33 tabancas, sendo que a maioria esta concentrada na zona Norte do Parque, ao longo do Rio Corubal, seguida das tabancas Iocalizadas ao longo da estrada que liga Buba-Fulacunda.
Caracterização Ambiental
O Parque Natural das Lagoas de Cufada é constituído pelas lagoas de Biorna, Bedasse e a própria Cufada. Ele alberga a maior lagoa de água doce do país, o que constitui um meio muito favorável a sobrevivência naquela área, tanto da fauna como da flora, servindo de fonte de abastecimento de lençóis freáticos da zona, assim com da nutrição para a diversidade biológica existente. Razão pela qual, periodicamente recebe um grande número de aves aquáticas, tanto autóctones com migradoras, algumas com estatutos de animais protegidos de importância internacional. Esta zona é também importante para a fauna selvagem, sobretudo na época seca, na qual é rica em antílopes, com presenças de hipopótamos, crocodilos e manatins (pis-bus), principalmente na época das chuvas.
Fauna
Do ponto de vista turístico, o Parque é muito importante pela grande biodiversidade da flora, fauna e avifauna. Salienta-se a existência de grandes mamíferos com por exemplo: hipopótamo, pis-bus, gazela pintada, porco de mato, diversos macacos, etc. Nota-se a concentração de aves migradoras e atóctenes, essencialmente os flamingos, almabiafada/calao, etc.
Galeria PNLC
Documentos Relacionados
Decreto de Criação
Regulamento Interno
Plano de Gestão
ANEXO-2-Indicadores de seguimento ecologico do PNLC.pdf
ANEXO-3- Plano Co-gestao Reserva Pesca Rio Grande Buba_2009.pdf
ANEXO-4- Listas de Animais do PNLC.pdf
Plano de Acao operacional PG-PNLC 2022-2031 Versao-FINAL Maio2022.pdf
Plano Gestao PNLC 2022-2031 Versao FINAL Maio2022.pdf