Está no país uma expedição composta por 8 veleiros com o objetivo de conhecer o Arquipélago dos Bijagós e apoiar na limpeza de grandes quantidades de lixo que são transportadas pelas correntes longínquas e depositadas nas praias no arquipélago e no mar (sob forma de pequenas ilhas de lixo) com grandes impactos na Biodiversidade animal e na saúde pública.

Os velejadores participantes na expedição têm uma grande consciência ambiental e conhecendo o trabalho do IBAP no arquipélago, decidiram doar um Drone Subaquático ao instituto para permitir melhorar o conhecimento do fundo marinho.

O ato de entrega do material foi realizado esta manhã na embaixada de Portugal no quadro de uma parceria entre o IBAP, os organizadores da expedição, ONGs nacionais e a cooperação portuguesa. Esta parceria tem em vista encontrar soluções locais para a gestão do lixo com impacto global.

Para além da apoiar a limpeza das praias, esta expedição pretende identificar a origem do lixo para tentar por todos os meios estancá-lo no país de origem, isto porque a problemática do lixo no mar é transversal a toda a humanidade.